terça-feira, 24 de maio de 2011

4º Mutirão de Comunicação


conheça o blog do Mutirão clicando no banner

A Pastoral da Comunicação do Regional NE 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro Mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese de João Pessoa. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional Nordeste 2.
O 4º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 28 a 30 de outubro de 2011, no Colégio Santa Madalena Sofia, o tema: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.
A abertura ocorrerá na noite do dia 28, no auditório do Colégio Marista de Maceió, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de Dom Antonio Muniz, Arcebispo de Maceió. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 4º Mutirão de Comunicação.
Serão oferecidas 14 oficinas (29/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30, haverá, simultaneamente, oito seminários.
O evento está sendo organizado para um público de 400 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.



Memória do 3º Mutirão de Comunicação:

O Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou no fim de semana, dias 23 a 25, em Caruaru, PE, o seu 3º Mutirão de Comunicação (Muticom), com o tema “Processos de Comunicação e Evangelização”. O evento contou com a participação de 320 pessoas, de 18 arquidioceses e dioceses do Regional, além da arquidiocese da Bahia, Feira de Santana, Serrinha e Bonfim. O evento foi assessorado pela assessora da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB, irmã Elide Fogolari; o assessor de imprensa da Conferência, padre Geraldo Martins; e o coordenador geral do Mutirão Latinoamericano e caribenho de Comunicação, padre Marcelino Sivinski.
• Na abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo padre Geraldo Martins. Na palestra, o assessor de imprensa da Conferência dos Bispos, depois de conceituar a comunicação e a evangelização, fez uma ligação entre os dois termos: “Sem a clareza do que seja evangelização, podemos comunicar sem evangelizar. E, se comunicamos de forma plena, então, estamos evangelizando, uma vez que somos capazes de penetrar o íntimo do outro, deixando-nos também habitar por seu saber”. E acrescentou: “Sempre que, através da comunicação, conseguimos promover o outro, ajudando-o em sua libertação, então, evangelizamos. Pela evangelização, através de uma comunicação perfeita, podemos levar o outro a fazer uma experiência de Cristo, conhecendo sua pessoa, sua vida, sua obra, sua doutrina e, livremente, aderir a Ele.”
No sábado, os participantes foram distribuídos entre as 12 oficinas oferecidas. No domingo, aconteceram quatro seminários: Leitura Crítica da Cultura Midiática, Mística do Comunicador Cristão, Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, e Rádios Comunitárias: legislação e organização.
Na opinião de quem participou, o evento foi um espaço valioso para o crescimento da Pascom e da cada pessoa que lá esteve. “O Mutirão foi um momento muito importante não só para quem se inscreveu, mas para quem contribuiu com as assessorias nas oficinas. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em contribuir com uma oficina, conhecendo gente, histórias, experiências, aprendendo junto, no mundo do rádio”, disse Nill Júnior, coordenador da Pascom na diocese de Afogados da Ingazeira (PE), assessor da Oficina de Produção de Programas de Rádio. Para a articuladora regional da Pascom, Cacilda Medeiros, a experiência dos mutirões, no Nordeste 2, está consolidada. “A feliz ideia de uma construção em comum de reflexões, grupos de trabalho, seminários, oficinas sobre comunicação sob um tema comum que norteie as discussões tem se revelado como oportuna e necessária”.
De acordo com o Plano Regional da Pascom, em 2010 serão realizados mutirões estaduais. “A realização de mutirões de comunicação por algumas dioceses, como Natal, Mossoró e Caicó, todas no Rio Grande do Norte, muito tem contribuído para o fortalecimento e crescimento da Pascom”, enfatiza Cacilda.
No encerramento, foi anunciado Maceió (AL) para sediar o 4º Mutirão de Comunicação do Nordeste 2, em outubro de 2011. Ainda não há temática definida.


Fonte: http://4muticom.blogspot.com/
Vídeo: SETUR - Vídeo Institucional, Conheça Alagoas, Alagoas é Bonito de Mais.







quarta-feira, 18 de maio de 2011

Comunidade encerra festa de Nossa Senhora de Fátima

Foto: PASCOM
No dia 13 do corrente mês, a Comunidade do Cacaú I encerrou a festa de sua padroeira Nossa Senhora de Fátima, que teve como tema central "Sob o olhar da Virgem de Fátima, a Comunidade caminha rumo à missão nos seus 70 anos de evangelização", numa referência ao júbileu paroquial. Na ocasião, houve Missa presidida pelo pároco Côn. Severino Fernando de Sousa Neto e, logo após, apresentação pela Pastoral do Teatro de peça sobre a aparição da Virgem em Fátima. Ao final, fora realizada a bênção das imagens peregrinas.
Em Maria, o povo de Deus alegra-se por ver tão grande filha, mãe e colaboradora na história da salvação. Filha obediente à vontade do Pai, sempre pronta a esquecer-se em favor daquele que a criou. Mãe do filho de Deus, Jesus Cristo, aquela que primeiro o acolheu em seu ser para, depois, como verdadeiro canal da graça divina, dá-lo ao mundo em prol da vontade e desígnios divinos. Colaboradora, pois não se pode ver a história de Jesus Cristo sem ver a figura de Maria Santíssima
, uma vez que a ela deve-se a natureza humana de Cristo, que está unida a natureza divina na pessoa do verbo de Deus. Maria doa à humanidade a pessoa do verbo de Deus.
A Igreja apresenta a Virgem Maria como modelo de fé e esperança no Senhor, dando-lhe um lugar especial. Desde os primórdios do Cristianismo, a veneração a Virgem Santíssima tem um lugar ímpar, pois não há encarnação do verbo sem a presença da Virgem, Ela sempre serve de modelo para seus filhos gerados pelo batismo no seio da Igreja Peregrina rumo ao céu.

Conclusiva a lição do Catecismo da Igreja sobre o tema: “No ciclo anual dos mistérios de Cristo, a santa igreja venera com particular amor a bem-aventurada mãe de Deus, Maria que por um vinculo indissolúvel esta unida à obra salvífica de seu filho” (CIC 1172).


Por Seminarista Erikson Calheiros, PASCOM - Rio Largo/AL. 


domingo, 15 de maio de 2011

Paróquia adquire novos equipamentos musicais

Músicos agradecem pela aquisição.
Hoje (15), pela manhã, durante reunião da Pastoral da Música foram apresentados os novos equipamentos adquiridos com recursos paroquiais e colaboração da própria Pastoral, num investimento de quase R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
Foram adquiridos mesa de 10 canais com amplificador conjugado, estabilizador, cabos P-10, microfone, gaveteiro 4 portas, adaptadores, extensões e outros materiais elétricos.
O investimento material na música paroquial é imprescindível para o crescimento e aperfeiçoamento dos Ministérios de Música sem que, no entanto, nos descuidemos do alimento espiritual. Aliás, esta é uma constante preocupação da Coordenação da Pastoral da Música que, ao menos mensalmente, promove manhã de adoração ao Santíssimo Sacramento.


Por PASCOM - Rio Largo/AL.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Homenagem Paroquial ao Cônego Severino, por ocasião da Comemoração dos 70 anos de Paróquia


Cônego Severino Fernando. Ao fundo, igreja matriz.
Boa noite,

São setenta pretéritos anos, de saudosas e frutuosas primaveras.
Quem ousará nos roubar suas lembranças? É terreno que criminoso não pode pisar. Lá estão os nossos primeiros encontros com o Amor Primeiro, Cristo Senhor nosso, sustentáculo de nossa fé. Lá mesmo, onde construímos nossas amizades verdadeiras ou, diga-se, simplesmente amizades, já que desconheço amizade de predicado diverso. Só pode ser amizade se pautada na Verdade.
Emoção bate ao peito por recordar momentos tantos, de ilusões e desilusões, vitórias e derrotas, começos e recomeços, perdas e reencontros.
Pense bem. Tudo valeu à pena, não valeu?
Orgulha-nos ver que, embora não tão mais fabril, nosso chão ainda guarda “Paróquia de fé no Brasil”.
Paróquia de povo fiel, ribeirinhos de única missão: “Ser Paróquia de Nossa Senhora”, porque sê-lo nos dá a capacidade de lutar incessantemente por um “tempo de belas manhãs”.

Agora, dê-me licença, mas quero falar mesmo é de presente e futuro. Eles reclamam o palco principal, pedem entrada.
Não por acaso, o verso “é um dom o momento presente” inaugura nosso hino paroquial.
Sem receio de trocadilhos, é no presente que, não raro pela intercessão da Imaculada Conceição, o Deus Altíssimo nos presenteia, renovando em nós Suas graças.
É hoje, setenta anos trilhados, o dia do nosso reencontro com o que há de melhor em nós - nossa identidade cristã, nossa história.
A minha história pessoal se une a tua e, juntos, na ação do Espírito Santo, não hesitamos em reconhecer “Somos Paróquia de Nossa Senhora”.
É no dia que se faz novo a cada amanhecer, que Ele, por sua graça, como Onipotente Maestro, nos mostra que é preciso continuar a composição da melodia chamada vida. Suas pausas, seus desacertos, são ingredientes imprescindíveis ao nosso crescimento, próprios de nossa humana limitação.
Quão generoso é o Deus que nos criou, que criou a Conceição do Rio Largo.
Crescemos! Conceição já tem Sebastião, batem juntos dois Sagrados Corações e Teresinha pede entrada.
De Joaquim, Armando, Teóforo, Paulino, Beltrand, Delfino, José à Severino, quantos bons pastores, zelosos pelo rebanho.
Joaquim à José concordem: novo trocadilho toma lugar, porque Severino é hoje o presente, o nosso presente, enviado de Deus. E, é dele mesmo, que ouso arriscar limitada tradução.
É noite mesmo de trocadilhos. Desisto de evitá-los. Vamos, então...
Quão bondoso o Altíssimo, que, quando sofríamos em dores de parto (leia-se de “partida”), nos presenteava, fazendo nascer nesse chão Cônego Severino, ele, o Fernando.
Para os amantes da tradução, Severino de significado “severo”. Isto mesmo: Severo. Mas, calma! Também de missão Fernando, que, onde li, significava “ousado e batalhador incansável, que leva até o fim tudo o que começa; e, que idéias inspiradas e amor à liberdade são suas características marcantes”.
Penso que fiz dispensável busca dada tamanha exatidão, perceptível já nos primeiros contatos cotidianos, não necessitava, pois, de dicionários.
É pastor de severo trato no seu mister, administrador por vocação e formação, à serviço do Reino de Deus. Por conseguinte, não lhe cabe pensar em insucesso no labor, seria dupla falência.
Homem de simples proceder, humildade saltante a olhos nus, apegado aos mais altos valores morais, para quem os bens materiais não devem prevalecer sobre aqueles.
Escuta, compreensão, ternura, gratidão, são alguns dos seus exercícios cotidianos. Que ele também não descuide daqueles de condicionamento físico. Certo, Cônego Severino?
Dos demais componentes do referido significado, quais sejam “amor à liberdade” e “idéias inspiradas”, nem preciso repetir que Cônego Severino Fernando é pastor da escuta, que usa de liberdade e confiança para com os fiéis, colaboradores da concretização de suas inspiradas e renovadoras idéias.
Mas, sem enganos e precipitações, Fernando é também Severino, porquanto deixa livre, confia, mas utiliza-se de oportuna severidade para colher os frutos esperados.
É pastor à serviço do Pastor Maior, Cristo Senhor, requer os talentos distribuídos.
É pastor que processa com a mesma Justiça com que emite veredictos.
Pois bem.
Pela providência do sempre Bom Pastor, Cristo Jesus, coube a ti, Cônego Severino Fernando, celebrar conosco este júbilo.
Quando imaginaríamos tua presença em nosso meio? Nem mesmo o mais sábio ou intelectual fora capaz de antever. E, mais, quão acertado nos parece teu envio para nos guardar, nos conduzir.
Do futuro, temos apenas a confiança em Deus, providente e misericordioso, e o desejo de que muitos anos possam ser celebrados por teu severo, amoroso e inspirado, pastoreio.
Em sinal do nosso amor paroquial, um amor à primeira vista - que assim o digam os românticos, já que há tão pouco estais entre nós, recebe este símbolo, o qual esperamos sempre lhe recorde que somos povo sempre necessitado do amor de Deus, presente no brilho que emana do teu olhar, da unção presbiterial, sacerdotal que um dia recebeste. Um sincero reconhecimento de que, para nossa alegria, pela vontade de Deus, tu és também “Paróquia de Nossa Senhora”.

[Momento da entrega da réplica comemorativa (abaixo), ao som de "sou bom pastor" (Waldeci Farias)]


Agradecemos ao Supremo Pastor, Cristo Senhor nosso, por tê-lo gerado para este oficio: conduzir o rebanho que Deus lhe confiou, hoje, nós, povo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Largo, ou simplesmente povo da Imaculada Conceição.



Rio Largo, igreja matriz, 08 de maio de 2011.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição



Réplica entregue


sábado, 7 de maio de 2011

União homoafetiva: A família é outra realidade

Igreja não vai fazer uma cruzada sobre esse assunto, afirma bispo *
APARECIDA, sexta-feira, 6 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Nessa quinta-feira, 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil aprovou a união estável entre pessoas do mesmo sexo, chamada união homoafetiva.
Nesse contexto, Dom João Carlos Petrini, membro da Comissão da CNBB para a Vida e Família, reafirmou a posição da Igreja quanto ao significado da família. O bispo falou na tarde desta sexta-feira, em coletiva de imprensa na 49ª assembleia geral da CNBB, em Aparecida.
“A Igreja não vai fazer uma cruzada sobre esse assunto. Não faz parte do estilo da Igreja especialmente nos últimos séculos. Mas nós vamos aprofundar cada vez mais a sua proposta, que é aquela de permanecer fiel àquilo que é reconhecido como um desígnio de Deus sobre a pessoa e a família”, afirmou.
O bispo disse que a decisão do STF traz uma mudança radical para a humanidade e que as pessoas ainda não pararam para pensar sobre o teor do assunto.
Ele recorreu ao livro de Gênesis para falar de família e da união homoafetiva. “Está no início da Bíblia, no Livro do Gênesis, nos primeiros versículos a origem e a diferença nos sexos. Não é uma elaboração posterior da parte das culturas humanas.”
“Talvez não avaliamos a importância da mudança que está sendo introduzida estes dias, que não é um pormenor da vida. Trata-se de uma alteração na história que é multimilenar e não é exclusividade da Igreja e do cristianismo.”
Dom Petrini afirmou que a Igreja respeita a decisão dos órgãos do Governo brasileiro, mas ressaltou que a nomenclatura “família” para as uniões homoafetivas descaracteriza o verdadeiro significado de família.
“A família é outra realidade, tem outro fundamento, se move dentro de outro horizonte, e esperamos que seja mantida esta distinção; assim como seria estranho uma pessoa que usasse um jaleco branco fosse chamada de médico, mas não é médico enquanto não tiver certos atributos para poder exercitar a medicina, da mesma forma é estranho também chamar qualquer tipo de união de casamento só porque duas pessoas decidiram morar embaixo do mesmo teto”.
O bispo reafirmou que a posição da Igreja sobre o tema é muito aberta para quem quiser acolher ou rejeitar.
“Quem quiser poderá acolher ou rejeitar a posição da Igreja. Não vamos dar início a nenhuma cruzada, mas vamos procurar defender aquilo que desde Adão e Eva e até ontem foi sempre uma característica típica da vida em nossas sociedades”, disse.

Fonte: Zenit (Com CNBB).
* Foto: Bahia Noticia.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Paróquia recebe alimentos para desabrigados do Litoral Norte de Alagoas

Jacuípe/AL. Fonte: Cada Minuto.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição informa que está recebendo doações de alimentos não perecíveis, os quais serão encaminhados a três cidades do Litoral Norte de Alagoas, atingidas pelas recentes enchentes.
O ponto de coleta é a Secretaria Paroquial, localizada na igreja matriz (Centro), em horário comercial.
Vamos retribuir a solidariedade outrora recebida.
 

Por PASCOM - Rio Largo/AL

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Avivai, Mãe do Céu, nossa fé!

Em versos todos atemporais, sempre atuais, o compositor perpetuou em hino a missão deste povo ribeirinho: "Ser Paróquia de Nossa Senhora". É vocação bastante para ver "tempo de belas manhãs". Quem os canta, encanta-se e jamais se cansa de entoar "Mãe de Deus, Mãe de Deus, Maternal Conceição! (...)".
Mundaú já não corre com a mesma vida, "sofre em dores de parto". Cabe-nos refletir: até quando cantará nosso hino? Digamos a verdade, sejamos conscientes: nisto faltou-nos "trato fino". Desperta-nos, Maternal Conceição, para também velar sobre ele, que há tanto "canta hino, vela sobre a nossa cidade".
Nosso chão úbere, hodierno nem tão fabril, é verdade, ainda guarda "Paróquia de fé no Brasil".
Humanidade vacilante, por sua essência pecadora, que constantemente buscar vigor no amor de Deus pela Imaculada Conceição de Rio Largo e do Brasil.
Crescemos! Conceição já tem Sebastião, batem juntos dois Sagrados Corações e Teresinha pede entrada. É momento de unir os irmãos e irmãs e, juntos, celebrarmos: "o amor vem de Deus por Maria".
Avivai, uma vez mais, Maezinha do Céu, nossa fé. "É um dom o momento presente". Dá-nos multiplicar seus frutos, desperta-nos à missão.
Que a pressa seja nossa amiga e o barulho nunca nos ensurdeça.

Para terminar, convido-o, caro leitor, a brindar estes setenta anos ao som dos inspiradores versos do hino paroquial.



Por Aurélio Ramos.

Começa hoje semana festiva dos 70 anos de paróquia

Hoje (02), a partir das 18h, na Comunidade de Santana (Vila Marília), haverá concentração para caminhada com destino à igreja matriz, no Centro de Rio Largo/AL, onde será celebrada Santa Missa de abertura da semana festiva e de envio dos missionários que servirão nas Santas Missões Populares, realizadas durante este período.
Para encerrar a noite, a paróquia reservou momento cultural com apresentação de Coral. 
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Rio Largo (AL) é uma célula da Arquidiocese de Maceió. Criada por decreto do Arcebispo Metropolitano Dom Ranulfo da Silva Farias, no dia 08 de maio de 1941, seu primeiro pároco foi Pe. Joaquim Antônio dos Reis, nomeado em 03 de junho de 1941, exercendo seu ministério sacerdotal até 1955; sucedido por Pe. Armando da Encarnação, de 1955 a 1963; Pe. Teóforo Werkhonen, SSCC, de 1963 a 1964; Pe. Paulinho Van den Rijt, SSCC, de 1964 a 1981; Pe. Beltrand Huort, COM, de 1982 a 1983; Mons. Delfino Barbosa Neto, de 1983 a 1987; Mons. José Nilton Brandão Laurindo, de 1988 a 2009; e, atualmente, por Côn. Severino Fernando de Sousa Neto, nomeado pároco por Dom Antônio Muniz Fernandes, O Carm.





Por PASCOM / RIO LARGO