quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tuitaço Católico #ObrigadoBentoXVI


Diversos fiéis católicos apresentaram a iniciativa de uma campanha massiva de agradecimento ao Papa Bento XVI no Twitter, programada para 27 de fevereiro, um dia antes de que se faça efetiva a renúncia do Santo Padre ao ministério petrino.

Quem deseje unir-se à campanha deste 27 de fevereiro poderão publicar no Twitter mensagens de apoio e agradecimento ao Santo Padre junto ao hashtag (etiqueta) #ObrigadoBentoXVI, com a expectativa de que se converta em trend topic (tópico tendência) na rede social.

A partir de 28 de fevereiro, conforme informou a Santa Sé, ao mesmo tempo da renúncia do Papa Bento XVI, as contas nove contas do Santo Padre, que incluem idiomas como o inglês, árabe, latim, italiano e espanhol (@Pontifex_pt), ficarão suspensas até a eleição do novo Papa.

Até a data, o Santo Padre superou os 2,8 milhões de seguidores nesta rede social e foi o primeiro pontífice a estar presente neste ambiente considerando as redes sociais como portais de verdade e de fé em sua última mensagem pela Jornada Mundial das Comunicações Sociais em janeiro deste ano.

Vamos tweetar: #ObrigadoBentoXVI

Papa Bento XVI inicia despedida do Pontificado no Vaticano


Nesta quarta-feira, o Papa Bento XVI vem a público no Vaticano para indicar seu ciclo final de despedida em frente ao Ministério de São Pedro. Na Praça São Pedro, onde se esperam 100 mil pessoas, ele realizará a última das suas tradicionais audiências das quartas-feiras antes de oficializar, amanhã, sua renúncia ao mais alto cargo da Igreja Católica.
Os olhos voltaram-se com atenção e curiosidade para o Vaticano desde que, no último dia 11, Bento XVI surpreendeu ao anunciar sua renúncia por incapacidade física. Somente o quarto Papa em toda a história católica a abdicar do posto, a ação de Joseph Ratzinger atiçou especulações sobre uma suposta crise político-espiritual no Vaticano.Pouco ou nada das teorias, todavia, foi confirmado, de modo que a comunidade católica chega a esta histórica quarta-feira focada no adeus ao Papa e à crescente ânsia pelo novo nome que liderará umas das maiores religiões monoteístas do planeta.Hoje, o Papa pronunciará a habitual catequese e realizará o tradicional percurso entre o público no papamóvel. Além da despedida, a única novidade é que não haverá o beija-mão final (o reduzido grupo de cardeais, bispos e personalidades aos quais costuma saudar todas as quartas-feiras), já que todo mundo teria vontade de se despedir, e assim se evitam preferências.Devem participar da audiência algumas personalidades políticas como o presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic; os capitães regentes de San Marino e o copríncipe de Andorra, Joan Enric Vives. Essas personalidades serão cumprimentadas depois, em particular, na sala Clementina do Palácio Apostólico.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2013



Tem início hoje o Tempo da Quaresma e vai até a Missa da Ceia do Senhor- 28/03/2013. É o tempo para preparação da Páscoa. A Quaresma faz memória de Cristo, em seus quarenta dias pelo deserto, revivendo na própria experiência os quarenta anos do povo de Deus também no deserto. É tempo para a redescoberta e o aprofundamento do nosso discipulado de Cristo. É tempo para um novo nascimento. Neste tempo penitencial somos chamados à conversão e unificação interior, como caminho pessoal e comunitário de libertação pascal. Deus nos concede a graça, neste tempo favorável de salvação, para corrigir nossos erros, aprofundar a nossa fé, assumir gestos de solidariedade.
Sendo tempo de renovação espiritual, o tempo quaresmal nos convida a prática da oração, apontando três relações fundamentais:
Oração(relação com Deus), Esmola(relação com os outros), Jejum(relação com as coisas). Tais ações devem ser feitas para glorificar a Deus e não para a nossa glorificação.
Os quarenta dias que precedem a Cruz e a Ressurreição sinalizam o caminho que a igreja, através da liturgia, nos oferece como possibilidade de sermos atingidos pela experiência Redentora de Jesus Cristo.
Assim, o tempo quaresmal deve vir iluminado pelo desejo de conversão, tempo que precede e predispõe à celebração da Páscoa: Festa central do ano litúrgico.




CAMPANHA DA FRATERNIDADE – (CF)

Neste tempo especial da quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de conversão pessoal, comunitária e social.
Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: “Eis-me aqui, envia-me” – Is 6,8.
A CF nos convida a adentrarmos no universo da juventude, seus problemas, desafios de vida, suas angústias e falta de perspectivas. A juventude expressa jovialidade, alegria, que se opõe à tristeza, à dor. O jovem hoje, mais do que nunca, precisa de Deus, ter o vigor de Deus, a força de Deus.
No Brasil temos 47 milhões de jovens. Entre os que se dizem ter religião, 55% se declaram católicos. Utilizam a internet 50% de nossos jovens brasileiros.
Neste ano celebramos 50 anos da CF. em 1992 a CF já focou a juventude.
A missão da Igreja é Evangelizar e ser evangelizada. A Igreja precisa caminhar com os jovens e fazer com eles a experiência de Deus. É preciso acolhê-los e ajudá-los a ser protagonistas.
Os jovens vivem em crise de sentido. Antes havia importância dos pais, da escola, agora são tomados pelos meios de comunicação de massa. A mudança cultural não só produz elementos negativos, mas também elementos que se convertem em vida, na valorização da pessoa, no sentido de vida. Temos os avanços tecnológicos – internet: O mundo se torna pequeno.
Dificuldades enfrentadas pelos jovens:
Mercado de trabalho mais exigente; são excluídos por uma sociedade competitiva; Fragilidade da família; ativismo dos jovens, sem projetos pessoais. A internet, criou a aldeia global. O jovem quer estar sempre conectado. Assim não há atitude presencial. Esqueceu-se que o melhor meio de comunicação é a pessoa.
Deus nunca deixou de confia nos jovens. Confiou em Isaías que, depois da experiência com Ele falou: “Eis-me aqui, envia-me”. Jesus é modelo para o jovem.
A juventude mora no coração da Igreja. A Igreja ama os jovens. A Igreja precisa dos jovens para manifestar ao mundo o rosto de Jesus. A Igreja olha os jovens com esperança. Deve ajudá-los a abrir-se ao novo e buscar o sentido da vida, ajudá-los a recriar relações com Deus, a professar a fé, a reconhecer a dignidade da pessoa humana.
O ser humano depois de Deus é o que há de mais sagrado.
O Modelo de inspiração do jovem? Jesus Cristo. Ele oferece a todos um modelo de vida, ensina o homem a ser homem. Ele responde as angústias mais profundas dos jovens.
É preciso conversão pessoal e pastoral, que brota do encontro pessoal com Jesus Cristo – isso exige mudança interior: É preciso ouvir mais os nossos jovens. A conversão pastoral deve ecoar em nossas estruturas eclesiais, estruturas que não evangelizam mais nossa juventude, é preciso ser ousado para abandonar as velhas estruturas e abrir-se à novidade, abrir-se aos novos pátios dos jovens.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Convite

Convite 


Amados Irmãos e Irmãs

É com imensa alegria que nos preparamos para juntos celebrarmos  a festa de Nossa padroeira: "Nossa Senhora de Lurdes, caminhamos como Jesus, fortalecendo nossa fé"
É nesta mesma fé que convidamos todo povo de Deus à vir conosco participar deste momento de comunhão fraterna e juntos cantarmos louvores e nos render as graças de Deus pelas maravilhas realizadas em nosso meio.

Conselho Comunitário

Programação

Dia 14/02 Quinta-feira às 19:00h
Celebrante: Rosa Maria
Animadores: Santo Antonio, São Benedito, Sagrado Coração de Jesus, N. S. do Livramento, Past. da Segurança, Mãe Rainha e Virgem dos Podres.
Musical: Márcio (Mutirão)

Dia 15/02 Sexta-feira às 19:00h
Celebrante: Salete
Animadores: Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima, postólado da Oração e os Romeiros de Padre Cicero
Musical: Filhos de Maria

Dia 16/02 Sábado 19:00h
Celebrante: Luiz dos Santos
Animadores: São Miguel, Frei Galvão, Legião de Maria, Confraria do Rosário
Musical: Sol Nascente

Dia 17/02 Domingo Encerramento da Festa
16:00h Procissão
17:00h Missa de Encerramento
Presidente: Côn. Severino Fernando
Musical: Renovados em Cristo (messias)