segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Uma breve história da Conferência de Nossa Senhora da Conceição.

Com a criação da nova Diocese de Maceió no ano de 1990, pelo Papa Leão XIII e seu 1º Bispo Dom Antônio Manoel Castilho Brandão, alguns movimentos pastorais e associações existentes cuidavam da vida espiritual dos fiéis, reflexo das evangelizações realizadas pela Diocese de Olinda e Recife em terras alagoanas.
Na capital de Maceió a primeira conferência de São Vicente de Paulo, instalada foi a conferência de São José, assim começou os primeiros trabalhos de caridade por parte dos vicentinos, que aos poucos foi se expandindo por toda região.
Nas paróquias foram surgindo aos poucos movimentos que despertavam o amor pelo próximo com gestos fraternos e obras de caridade, desta forma os Vicentinos foram se espalhando nas freguesias da então Diocese de Alagoas. Inicialmente a história dos Vicentinos na Vila do povoado de Rio Largo, começa com a edificação da Capela consagrada a Imaculada Senhora da Conceição, no ano de 1908, a instalação da Conferência aconteceu cinco anos mais tarde recebendo o nome da Virgem Maria Senhora da Conceição tendo em vista que no povoado já funcionava a Irmandade do Sagrado Coração de Jesus (apostolado da Oração), instalado no ano de 1912, e a devoção Mariana.
O grande responsável pela chegada dos Vicentinos foi o Vigário da Paróquia de Santa Luzia do Norte, Padre Aurélio Costa Henriques, que em 17 de agosto de 1913, fez sua primeira reunião na Capela de Nossa Senhora da Conceição, no centro da Vila de Rio Largo, a Conferência foi formada pelos seguintes componentes: Virgínio Manoel de Lima - 
Presidente, Manoel Vicente dos Santos - Vice-Presidente, João Tibúrcio da Silva - Tesoureiro, Pedro Tibúrcio Viana - Secretário e Francisco Tibúrcio da Silva - Bibliotecário, neste mesmo ano, em dezembro, os Vicentinos trouxeram mais um movimento a Confraria do Rosário para enriquecer a vida espiritual dos fiéis, e em janeiro de 1914, foi escolhido para Presidente de honra e diretor espiritual, o então vigário, Padre Aurélio Costa Henriques.

Primeiro ano de existência da Conferência

No inicio do seculo XX, o povo povoado de Rio Largo geograficamente era habitado na parte baixa e alta a população era composta na sua maioria de operários camponeses e proprietários de terras na zona rural e urbana de confissão Católica. Na parte baixa compreendia Cachoeira Centro e Lourenço de Albuquerque , já na parte alta havia o alto da palmeira hoje alto do Ginásio em outra parte o outeiro (elevação de terras) do Senhor Miguel Farias de Mattos e adjacentes, terminava como o cemitério Próximo a Rua Santa Luzia por estar em um local mais alto recebeu o nome de Cemitério São Vicente de Paulo, em homenagem a presença dos Vicentinos na Cidade. 
Na quela época as reuniões da conferencia eram feitas por mês sendo composto de numero ilimitado de sócios formava-se comissões de confrades, que se dividiam para atender de porta em porta ou nas ruas os mais pobres na assistência, medica, alimentar, funerária e espiritual, onde o vigário local visitava periodicamente os doentes, dessa forma ao termino das visitas na parte baixa e alta da vila os membros da Conferencia em cada reunião prestavam contas dos atendimentos realizados a financeiramente no socorro material e espiritual, havia também os benefícios que doavam ajudando na manutenção de compras de medicamentos roupas e alimentos assim os trabalhos da Conferencia de Nossa Senhora da Conceição, ia tomando proporções maiores na assistência aos Pobres.

domingo, 18 de agosto de 2013

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CONVITE



É com imensa alegria, que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição convida vossa senhoria e família para a celebração eucarística, na qual daremos graças a Deus pelos 20 anos de ordenação sacerdotal do nosso pároco: Cônego Severino Fernando de Souza Neto.

Na oportunidade, a câmara de vereadores fará a solene entrega do título de cidadão honorário de Rio Largo.

Data: 16 de agosto de 2013 (Sexta-feira).
Horário: 19h.
Local: Ginásio de esporte Luiz Alves da Silva.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Papa Francisco envia mensagem aos participantes da Semana da Família 2013

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 12-08-2013, Gaudium Press) A Semana Nacional da Família, um momento de reflexão entre as famílias católicas sobre a fé, iniciou-se neste último domingo, 11, em todo o Brasil. O tema deste ano será a "Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família."


Na última terça-feira, 06, o Papa Francisco enviou uma mensagem e benção apostólica para os fiéis, comunidades e paróquias que participarão, no Brasil, da Semana Nacional da Família entre os dias 11 e 17 de agosto.

Na mensagem, o Santo Padre rememorou a sua passagem pelo Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ressaltando as alegrias que viveu com o povo brasileiro.

O Papa afirma que o tema da Semana Nacional da Família encoraja os pais "nessa nobre e exigente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro."

O Pontífice referiu-se sobre as práticas comuns de fé na família, baseando-se em uma das cartas da Encíclica Lumen Fidei (53), onde afirma que as famílias devem acompanhar o amadurecimento de fé dos filhos. "Neste sentido, os pais são chamados a transmitir, tanto por palavras como, sobretudo pelas obras, as verdades fundamentais sobre a vida e o amor humano, que recebem uma nova luz da Revelação de Deus", disse o Papa.

Sobre o assunto da cultura do descartável, que foi um dos temas discursados pelo Papa Francisco durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, ele pondera ao dizer que "os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade." Além disso, o Pontífice pede a atenção para os mais velhos, "especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida."

Finalizando a mensagem, o Papa deseja que as famílias brasileiras sejam "convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé e como penhor de graças do Alto", pedindo intercessões a Nossa Senhora Aparecida e concedendo a Bênção Apostólica.

domingo, 11 de agosto de 2013

Semana da Família 2013

Semana da Família 2013 (de 11 à 18 de agosto)

Tema: A transmissão, educação e da fé cristã na família




Programação


1º dia - Dia dos Pais/Domingo (11/08)

Tema; Pai e Mãe, primeiros e autênticos transmissores da fé.

Celebrante: Côn. Severino Fernando

18 horas: Terço da família (Homens do terço).

18h30: Biografia de um casal - Beato Luigi e Mª Beltrame

Resp. da noite: Grupo de casais, Homens do terço

Musical: Ágape


2º dia - Adoração e louvor/Segunda-feira (12/08)

Tema: Valores que permanecem, memória da educação dos filhos na fé.

Celebrante: Pe. Edvaldo.

18 horas: Terço da família (RCC - São Miguel)

18h30: Biografia de um casal - Józef e Wikitória (Cláudio e Vitória)

Resp. da noite: RCC, Santana, PAst. da Música.

Musical Sol Nascente


3º dia - Jovens/Terça-feira (13/08)

Tema: Desafios cristãos - Na educação dos filhos e na fé.

Celebrante: Pe. Alex

18 horas:Terço da família.

18h30: Biografia de um casal - Jacques e Raíssa

Resp. da noite: St. Antônio Centro, Sagrado Coração, Livramento e MEJ.

Musical: MEJ


4º dia - Crianças/Quarta-feira (14/08)

Tema: Educar pela esperança. Pais: modelo de virtudes e valores humanos.

Celebrante: Pe. Silvestre

18 horas: Terço da família (Pastoral do Batismo)

18h30: Bio grafia de um casa - Geovanni e Rosetta

Resp. da noite: Virgem dos pobres, Catequese, Past. do Batismo e Past. do Dízimo.

Musical: Filhos de Maria


5º dia - Adoração ao Santíssimo/Quinta-feira (15/08)

Tema: Educar com fortaleza e docilidade de alma.

Celebrante:

18 horas: Terço da família (Apostolado da Oração)

18h30: Biografia de um casal - Jerônimo de Castro e Zélia.

Resp. da noite: Ministros, Acólitos, Ancilas, Apostolado da Oração, São Benedito, Cidade de Deus, São Lourenço, Nsrª Aparecida.

Musical: Coral


6º dia - Nossa Senhora/Sexta-feira (16/08)

Tema: Iniciação cristã, educar para a felicidade.

Celebrante: Pe. Valmir

18 horas: Terço da família (Legião de Maria)

18h30: Biografia de um casal - Franz e Franziska

Resp. da noite: Legião de Maria, Confraria do Rosário, Mãe Rainha, São Miguel, Frei Galvão, P. Socorro, Cone e Riachão

Musical: Hosana.


7º dia - Sábado (17/08)

Tema: Projeto de vida - Pessoal e familiar.

Celebrante: Côn. Severino Fernando

18 horas: Terço da família (Pastoral do Idoso)

18h30: Biografia de um casal - Louis e Zélie

Resp. da noite: Nsrª de Fátima, Past. do Idoso, CF, Past. da Segurança, Liturgia e Multirão.

Musical: Rhema.


8º dia - Encerramento/Domingo (18/08)

Tema: A transmissão e educação da fé cristã na família.

Celebrante: Pe. Fernando

18 horas:Terço da família

Resp. da noite: Grupo de casais, Past. dos Noivos, JMJ e todo povo de Deus.