domingo, 31 de março de 2013

Jesus Ressuscitou!

"Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lucas 24:6). Jesus ressuscitou! Ressuscitou! Essa palavra ressoa poderosamente atravessando os séculos. Ela pode ter sido a palavra mais poderosa que jamais foi pronunciada. Entre todas as grandes proclamações da História, nenhuma se compara, em grandeza de significação a esta simples afirmação. Esta declaração levou o espanto e a alegria aos seguidores de Jesus. Ela se tornou o assunto central da pregação apostólica. De fato, cada ponto da Bíblia gira em volta desta ressurreição vitoriosa de Jesus Cristo, deixando a sepultura e o poder do diabo que essa sepultura representava. Jesus ressuscitou!
Por causa da ressurreição de Jesus, podemos ter fé, esperança e salvação do pecado. Porque Jesus conquistou a morte, podemos aguar-dar uma vitória eterna sobre a prisão da cova (cf. 1 Coríntios 15). Com este milagre Deus oferece a maior prova da Sua existência, de Seu poder, de Sua pureza e de Seu amor. Tudo o que é bom em Deus é resumido na força desta declaração: Jesus ressuscitou! Todas as nossas esperanças na eternidade estão contidas nesta simples expressão de triunfo.
Agradeçamos a Deus pelo fato maravilhoso que é a ressurreição de Jesus. Tomemos a resolução de viver cada dia como seguidores vitoriosos de nosso triunfante Senhor, de maneira que possamos elevar-nos para estar com Ele na Eternidade.
Que estas palavras soem claramente em nossos ouvidos: Jesus ressuscitou!

sábado, 30 de março de 2013

Em vigília pascal, papa Francisco pede a católicos confiança em Jesus

Na homilia durante a vigília pascal na basílica de são Pedro, na noite deste sábado, o papa Francisco pediu aos fiéis confiança em Jesus Cristo e disse que sua ressurreição é a vitória sobre o mal. Ele ainda pediu ao que chamou de "indiferentes perante Deus" que se arrisquem, pois "não ficarão decepcionados".
"Aceite que Jesus Ressuscitado entre em sua vida, acolha-o como amigo, com confiança: Ele é a vida! Se até agora estiveste longe dele, dê um pequeno passo, ele te acolherá de braços abertos. Se és indiferente, aceite arriscar, não ficarás decepcionado", declarou o papa.
O Bispo de Roma acrescentou: "Se te parece difícil segui-lo, não tenhas medo, tenha a certeza que Ele está perto de ti, está contigo, e te dará a paz que procuras e a força para viver como Ele quer".
Comentando o evangelho de Lucas quando as mulheres vão ao sepulcro, o encontram vazio e ficam perplexas, Francisco lembrou que isso acontece também a nós quando ocorre algo verdadeiramente novo em nossas vidas.
"Frequentemente, a novidade nos dá medo, assim também é com a novidade que Deus nos traz. Somos como os apóstolos do Evangelho: muitas vezes preferimos manter nossas certezas. Temos medo das surpresas de Deus. Ele nos surpreende sempre".
Francisco pediu ainda que os fiéis não se fechem à novidade de Deus. "Com frequência, nos sentimos cansados, decepcionados, tristes; sentimos o peso de nossos pecados e pensamos que não podemos conseguir. Não há situações que Deus não possa mudar, não há pecado que não possa ser perdoado".

VIGÍLIA

A Vigília Pascal, ou Lucernário, é um dos ritos mais antigos da liturgia e é celebrado na noite do Sábado de Aleluia, que santo Agostinho chamou de "a mãe de todas as vigílias", em alusão à espera pela ressurreição do Filho de Deus.
Pelo menos dez mil pessoas, entre elas 30 cardeais e dezenas de bispos e sacerdotes, assistem à cerimônia na basílica. A cerimônia começou no átrio da basílica vaticana, onde Francisco abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascal, símbolo de Cristo.
Francisco usou um furador para fazer uma incisão sobre o Círio Pascal, gravando uma cruz e o número do ano 2013, e pronunciou em latim: "Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. A Ele pertence o tempo e os séculos, a Ele a glória e o poder por muitos e muitos séculos".
Depois, começou a procissão rumo ao altar maior, no meio da escuridão e silêncio no templo, iluminado pouco a pouco com as velas das milhares de pessoas que enchem a basílica, acesas com a chama procedente do Círio Pascal.
Uma vez chegado ao altar foram acesas todas as luzes da basílica, que foi enfeitada com flores brancas, e começou o canto do Exulted, ou Pregão Pascal, um percurso resumido da história da salvação.

Sábado de aleluia.

O Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. Nas Filipinas, nação notoriamente católica, chama-se a este dia Sábado Negro. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.
Na tradição católica, é costume os altares serem desnudados, pois, tal como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações são as que fazem parte da Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, excepto o da Confissão. São permitidas exéquias, mas sem celebração de missa. A distribuição da comunhão eucarística só é permitida sob a forma de viático, isto é, em caso de morte.
Muitas das igrejas de comunhão anglicana seguem estes mesmos preceitos. Já a Igreja Ortodoxa, bem como os ritos católicos orientais, seguem as suas próprias tradições e possuem terminologia própria para estes dias e respectivas tradições e celebrações. Como é de esperar, apesar de a Páscoa e os dias relacionados serem importantes para todas as tradições cristãs, do Mormonismo ao Catolicismo, as celebrações variam grandemente.
Antes de 1970, os católicos romanos deviam praticar um jejum limitado: por exemplo, abstinência de carne de gado,também as pessoas que contém o conhecimento mas antigo impedem de assistir tv,ouvir musica pois estão em jejum nesse momento você está fazendo sacrifícios mas consumo de quantidades limitadas de peixe, etc. Em alguns lugares, a manhã do Sábado de Aleluia é dedicada à "Celebração das Dores de Maria", onde se recorda a "hora da Mãe", sem missa.
É no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.
O Sábado Santo pode cair entre 21 de março e 24 de abril No Sábado Santo, é celebrada a Vigília pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa.
Sábado: remonta à Criação, passa pelo Êxodo e vai até ao fim do Apocalipse.

domingo, 24 de março de 2013

domingo, 17 de março de 2013

Com mensagem sobre o perdão, Papa Francisco reza 1º Ângelus

"Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão". Com essas palavras, o Papa Francisco transmitiu a principal mensagem da oração do Ângelus deste domingo (17), a primeira de seu pontificado. Seu discurso foi todo marcado pelo perdão e pela misericórdia.

“Deus é como um pai misericordioso, que sempre tem paciência conosco, nos compreende, atende, não se cansa de nos perdoar. Grande é a misericórdia do Senhor", disse.

O novo pontifície abriu seu pronunciamento com uma saudação que já se tornou sua marca registrada: “Irmãos e irmãs, bom dia”. O Papa se disse feliz por poder se encontrar novamente com os fiéis em um intervalo curto de tempo, após sua primeira aparição pública na última quarta-feira (13), quando foi eleito. “Estou feliz de fazer isso no domingo, dia do senhor”, afirmou.

Logo no início de suas palavras, o Papa Francisco mencionou que leu nos últimos dias um livro do cardeal alemão Walter Kasper - a quem classificou de “bom teólogo”, sobre a misericórdia. “Mas não pensem que estou fazendo publicidade do livro do cardeal”, disse o Papa sorrindo, provocando muitos risos entre os fiéis. “O livro dizia que a misericórdia é uma palavra que muda tudo, muda o mundo. Um pouco dela deixa o mundo menos frio e mais justo”, disse Francisco.O Papa destacou pelo menos duas vezes durante seu discurso que, devido ao alcance dos meios de comunicação, podia falar neste domingo não apenas com quem estava na Praça, mas com todo o mundo.

Francisco, que é argentino, lembrou que as origens de sua família estão na Itália. "Mas nós fazemos parte de uma família maior, a família da Igreja", disse.O Papa Francisco também se lembrou de uma passagem de sua vida ocorrida em 1992, quando ele ainda era bispo em Buenos Aires. Na época, chegou à cidade a Madonna de Fátima, e foi feita uma grande missa em homenagem aos doentes – o então bispo ficou à disposição de quem quisesse se confessar.
“Ao fim, veio a mim uma anciã, muito humilde, nos seus 80 anos. A vi e disse ‘nona – porque é assim que chamamos os anciãos lá – mas você não tem pecados’. Ela disse que todos temos pecado, e que o senhor perdoa a todos. ‘Se o senhor não perdoasse tudo, o mundo não existiria’, ela disse.”

Durante o discurso do Papa, muitas pessoas ficaram emocionadas, principalmente religiosos. Ao fim, Francisco fez uma saudação aos peregrinos – e pediu que eles orassem por ele, e saudou todos os fiéis de Roma e do mundo. “Renovo meu abraço aos fiéis de Roma, e estendo a todos que vieram de toda a Itália e de todas as partes do mundo, e os que estão unidos a nós pelos meios de comunicação."No encerramento, o Papa pediu que todos não se esquecessem que “o senhor não se cansa de perdoar, nós que os cansamos de pedir perdão”, seguido por um “bom domingo, e bom almoço!”, arrancando novamente risadas dos fiéis.





Mais cedo, Francisco voltou a quebrar o protocolo e apareceu para os religiosos em uma entrada lateral do Vaticano, na Via de Porta Angelica, pouco antes das 10h locais (6h no horário de Brasília). Ele estava indo para a Paróquia Sant'Anna, dentro do Vaticano, para celebrar uma missa que começou às 10h.

O argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido o novo Papa da Igreja católica no último dia 13, após dois dias de conclave. Ele assumiu o posto máximo da Igreja depois da renúncia de Bento XVI, em 28 de fevereiro.

Via: g1.com

Já estão a venda os DVD's da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2012. Vocês poderão compra-los na secretaria de nossa Paróquia. Preço: R$ 5, 00.
Adquira já o seu!



Foto