segunda-feira, 13 de abril de 2015

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE RIO LARGO CELEBRA A SEMANA SANTA

De 29 de março a 05 de abril foi realizada a Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Rio Largo, com a participação de  inúmeras pessoas , que acompanharam de perto a celebração,  os mistérios da paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo.
O Domingo de Ramos deu inicio a Semana Santa, com a Bênção dos Ramos e Procissão pelas ruas de nossa cidade, durante a procissão os fiéis lembram a entrada triunfal de Jesus a cidade de Jerusalém.  Durante a procissão teve uma dramatização por jovens, da cena que Jesus entra na cidade montado em um jumentinho “símbolo da humildade”.
Durante a semana houve Ato Penitencial, Ofício das Dores de Maria, Ofício das Trevas, celebração da Culminância da Campanha da Fraternidade.  Que nestes  dias, a liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo.
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal que se inicia com a missa da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado de Aleluia. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. A celebração do Tríduo Pascal na Paróquia ocorreu na Matriz com o Côn. Severino e na comunidade do Sagrado Coração de Jesus, em Gustavo Paiva, com o Pe. Carlos.
Na Quinta-feira Santa comemoramos a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Esse evento também profecia a realização do primado do amor e do serviço na sua vida e na dos que crêem, o que se tornou manifesto no gesto lava-pés. Para representar os 12 apóstolos foram escolhidos Agentes da Pastoral, da Criança, Saúde, Gestante, Merenda Escolar, Liturgia, Pessoa Idosa e Vicentinos.
Sexta-feira à tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com encenação da descida de Cristo da cruz e procissão do Senhor morto, pelas principais ruas da cidade. Sábado à noite foi celebrada a solene vigília pascal, revivendo a ressureição de Cristo com vitória sobre o pecado e morte. Durante, houve também Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
Domingo da Ressureição foi celebrado o Louvai a Deus, evento tradicional realizado em nossa paróquia para celebrar o dia que o Senhor fez para nós, o dia em que Ele Ressucitou.


0 comentários:

Postar um comentário