terça-feira, 12 de julho de 2011


Na manha de domingo de 23/06/11
Missa da 1º Eucaristia
A igreja Riolarguense com muita alegria neste dia especial do corpo de cristo apresenta a Deus 107 crianças e adolescentes das nossas comunidades para receberem pela 1º primeira vez a sagrada Eucaristia pão da vida que alimenta a alma.
Na homilia o Cônego Severino falou:
Nesta solenidade do santíssimo corpo de cristo, relembra-se o dia da santa ceia em que o senhor Jesus realiza tudo aquilo que foi prometido no antigo testamento. Na 1º leitura Moises pede ao povo para não esquecer tudo que Deus realizou e realiza em favor do seu povo que o povo não esqueça a historia da caminhada onde foi manifestado todo o seu poder para a humanidade, todas as vezes que nós nos reunimos para celebrar a santa missa não podemos esquecer nossas raízes, Deus se apresentou na historia da humanidade com todo o seu amor e lealdade e celebrar essa fé é celebrar todo o momento de Deus presente na historia da humanidade, no antigo testamento Deus enviou o Maná, mas era apenas um sinal, ele na verdade estava querendo dizer que ele mesmo seria o alimento para a humanidade. Não esquece o teu Deus, porque Deus não esquece nunca do seu povo.

No evangelho Jesus fala do encontro entre o homem e Deus e Deus e o homem através da eucaristia ele diz que é o pão vivo decido do céu que sacia toda fome e quem come desse pão vivera eternamente, diz Jesus: Minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida, não precisamos de nenhum outro pão, pois já temos o pão da vida e da liberdade, “pela Eucaristia nos fortalecemos e nos purificamos” (Santo Thomas de Aquino). Não há alimento neste mundo que seja maior que a eucaristia, ela nos reveste e nos liberta do pecado, é o sacrifício oferecido pelos vivo e pelos mortos.

O corpo e o sangue de Jesus é um banquete que não exclui quem vai buscar quem esta longe para ser introduzido na comunidade dos irmãos, refletimos nesta semana eucarística a “comensalidade de Jesus”. Porque Jesus sacia nossa fome e nos anima na fé, e o mundo sendo renovado, introduzir estas crianças e adolescentes neste banquete é uma grande responsabilidade da igreja e, sobretudo das famílias para que elas sejam sinal visual deste banquete, elas estão entrando na comunidade. Comendo e bebendo, temos que cuidar dessas crianças para que o corpo e o sangue de cristo não sejam desperdiçados, porque é um banquete muito especial e não podemos jogar fora, a igreja as preparou, mas não tem a responsabilidade, a igreja vai continua orando, mais os pais que são os mais próximos estão com a responsabilidade maior, eles devem alimentar essa fé, para que elas não se afastem, mas que seja porta que se abre para receber Jesus como nos recebemos.

0 comentários:

Postar um comentário