sábado, 8 de janeiro de 2011

Explicação do Brasão e Selo dos 70 anos




O selo


Comemorativo, especial.

A marca é padronizada e mostra a força de frente que tem nos guiado nestes 70 anos: a Palavra e a Comunhão, garantia da unidade e perseverança na missão.



O brasão


O escudo: a forma do escudo é simples, de uso freqüente português.

A cor branca: na heráldica (ciência de descrever brasões), a cor branca representa fé, pureza e a integridade (todas virtudes que encontramos em Nossa Senhora). A cor branca se encontra no lado esquerdo do escudo. Os cavaleiros antigos que usavam a cor branca em seus escudos tinham a obrigação cavaleirística de servir seu soberano na náutica, proteger as donzelas e amparar os órfãos.

A cor azul: à direita, encontra-se a cor azul, que na heráldica simboliza a justiça, o cuidado pela doçura, lealdade, inocência e a piedade. É a cor que também simboliza a presença da Virgem Maria nos escudos sacerdotais. Os cavaleiros que usavam a cor azul tinham a missão de socorrer os desempregados e promover a agricultura.

As doze estrelas: à referência das doze estrelas é bíblica, sobretudo a Mulher de Apocalipse 12. São também os doze apóstolos que constituem o alicerce da Igreja. Também é referência às doze tribos de Israel.

O coração: no coração do brasão se encontra o “M” com a cruz, que ocupa o ponto de honra e o umbigo do mesmo. É símbolo de Maria, Mãe de Deus, Padroeira da Paróquia.

A cruz processional: a cruz atrás do brasão simboliza a Comunidade que segue a Cristo, Bom Pastor. É sinal da comunidade unida em Cristo e em comunhão com a Igreja.

A Faixa superior: acima do brasão, as datas que correspondem às comemorações da Paróquia e a motivação da criação do Escudo, qual seja, seus setenta anos.

A Faixa inferior: abaixo do brasão, o lema da Comunidade: “Ser Paróquia de Nossa Senhora”. Por isso, imitá-la em suas virtudes e na fidelidade a Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário