terça-feira, 26 de abril de 2011

Semana Santa

´Fotos: PASCOM
No último dia 17 (domingo), na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus (bairro de Gustavo Paiva), a paróquia deu inicio à celebração da Semana Santa, realizando a bênção dos Ramos e o plantio de mais uma muda de árvore da Campanha da Fraternidade e, ao final, seguiu em procissão até o centro da cidade, nas proximidades da ilha fluvial Angelita. Segundo Cônego Severino, o percurso escolhido foi também uma forma de relembrar as enchentes ocorridas em junho de 2010. "Estamos meditando diante de uma realidade triste, dolorosa, que passa ainda muita gente como vitimas da última enchente em nossa cidade, em nossa região. Que a vida neste planeta seja o grande sinal à Deus, como sempre foi, de que a natureza, que geme em dores de parto, e que este seja para um novo parto de uma vida mais digna", finalizou o pároco.
Fotos: PASCOM
Na segunda-feira (18), houve celebração penitencial. Terça-feira (19), foi o dia da missa matinal de unção dos enfermos e, às 19h, reflexão do encontro de Jesus com Nossa Senhora. Na quarta-feira (20), os fiéis levantaram-se cedo para rezar o oficio das sete dores de Maria. Quinta-feira, às 19h, houve a Celebração da Ceia do Senhor (lava-pés, instituição do sacerdócio e Eucaristia) e, ao final, os ministros extraordinário transladaram a Sagrada Eucaristia para cada uma das comunidades da paróquia.

Fotos: PASCOM
Sexta-feira (22), todo o dia foi dedicado à reflexão da paixão e morte de Cristo. Ainda pela manhã, às 5h, foram realizadas vias-sacras em todas as comunidades da paróquia. Ao meio-dia, rezou-se o oficio das últimas dores de Jesus Cristo. E, às 15h, na igreja matriz, houve a Celebração da Paixão e, em seguida, procissão pelos principais logradouros da cidade.

Fotos: PASCOM
O sábado (23) contou com belíssima Vigilia Pascal. Às 22h, na igreja de São Benedito (Centro), fora iniciada com concentração e bênção do fogo. Em seguida, a luz do círio pascal reluziu pelo Centro da cidade de Rio Largo em procissão até a igreja matriz, onde prosseguiu-se à espera do anúncio da ressurreição de Cristo.
Fotos: PASCOM
Eis o grande momento, ressuscitou o Senhor! A igreja paroquial fez memória da soberania do Cristo sobre a morte, ao passo em que linda imagem do Ressuscitado, erigida sobre a miniatura do templo matriz, era conduzida sob o júbilo de anjos prenunciando a vitória.
Fotos: PASCOM
A noite ainda deu lugar à celebração dos sacramentos do Batismo e primeira Eucaristia de cinco catecúmenos, formados durante o tempo quaresmal e após anterior catequese. Com grande amor a Igreja os recebe em seu rebanho de filhos de Deus. Ao final, cada comunidade paroquial conduziu os círios até suas respectivas igrejas (capelas).

Fotos: PASCOM
No domingo de Páscoa (24), no Ginásio Municipal de Esportes Luiz Alves da Silva, foi  realizado o XII Louvai a Deus, com o tema "Cristo Ressuscitado, fundamento da nossa fé", que contou com momento mariano, capela para constante adoração ao Santissimo Sacramento, encenação de peças, músicas, com a presença do Pe José Magalhães (paróquia de São Sebastião - Rio Largo).
Fotos: PASCOM
Em momento especialíssimo, Cônego Severino Fernando fez a intronização do Santíssimo Sacramento para adoração de todos os fiéis.
Fotos: PASCOM
Em seguida, o pároco orou ao Santíssimo Sacramento por todas as necessidades pessoais e sociais do rebanho que o Senhor lhe confiou. O encontro foi coroado com a Santa Missa, presidida pelo Côn. João José de Santana Neto.
Fotos: PASCOM
Durante toda a Semana Santa foram realizadas encenações da Paixão de Cristo, no Centro da Cidade. Belíssimo figurino e interpretação comovente foram marcas registradas deste evento que há mais de 12 anos não se repetia em nossa paróquia. 

Mais fotografias, visite o nosso perfil no orkut.


Por PASCOM - Rio Largo
Aurélio Ramos
Geanderson Omena

0 comentários:

Postar um comentário