domingo, 12 de dezembro de 2010

À Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Caríssimos (as) irmãos (ãs)

“A Virgem Santíssima (...) é nossa mãe na ordem da graça”. (LG, 61)


Conhecemos uma mulher, terna, pura, obediente e, acima de tudo, fiel a Deus e, de tal modo, tão agraciada por Ele, quando foi escolhida para ser “a arca da nova aliança, entre Deus e os homens”. A mulher revestida de sol, que venceu o dragão maligno. Maria é essa mulher e o seu Sim abriu as portas para a entrada da salvação no mundo.
Ao aceitar ser a mãe do Filho de Deus – “faça-se em mim segundo a vossa palavra” (Lc 1, 38), Maria tornou-se. Colaborou de forma ímpar e incondicional na concretização do processo salvífico instaurado por seu filho Jesus. Ela o acompanhou em todos os momentos desde o nascimento até a morte e, aos pés da cruz, estava de pé: pobre, madura e fidelíssima. Para nós, Igreja tornou-se Mãe quando, pelas palavras de Jesus, foi entregue ao discípulo amado: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19, 26). João, ao receber Maria como Mãe, representa cada cristão, cada discípulo de Jesus, isto é, a própria igreja, assim como o discípulo amado, que agora acolhe a sua Mãe e a leva nos braços.
 A bem-aventurada virgem Maria sempre se mantém “ligada intimamente à vida da Igreja”, por ser “modelo eminente e singular de virgem e mãe” (LG 63). Desde o evento do Pentecostes no cenáculo, quando estava unida em oração com os discípulos (At. 1,14) à espera do cumprimento da promessa de Jesus que, após voltar ao Pai, enviaria àqueles o Santo Espírito Paráclito, Consolador, de quem Ela fora primeira morada. A virgem Maria é, para nós, grande intercessora. Hoje rogamos a ela quando falta o vinho nas nossas vidas, para que faça como fez em Caná da Galiléia, “movida de compaixão, levou Jesus Messias a dar início aos seus milagres” (LG 58).
Como é bonito nos reunirmos para celebrar a festa de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, pois nos colocamos como filhos gratos por tudo que essa mulher representou e representa na história da humanidade cristã. Somos estes que, em prece, roga a Maria que nos leve a Jesus, de onde emana toda fonte da graça. Ouçamos a Amada Mãe quando nos diz: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), pois é por esse caminho que chegaremos a Deus.
Nossa cidade passou e passa por momentos infaustos. Nosso povo está sofrendo pela falta de um Lar, Esperança e de Força para recomeçar. Só não lhes falta a Fé em Deus e para muitos na Virgem Maria.
Agradeçamos a Deus por nossa cidade ter nascido sobre a gloriosa proteção da Imaculada Conceição. Este Rio Largo que se tornou tão estreito, sob os escrupulosos cuidados da Mãe Maria. Ela que, sem cessar, implora ao seu Filho pelo povo Riolarguense que tanto suplica por mais justiça, melhores condições de vida e, acima de tudo, respeito à dignidade humana.
Encontra-se aí o verdadeiro sentido desta festa: redermos gratidão a Deus pela maternal proteção de Maria. Confiantes, peçamos à Mãe de Deus e nossa que nunca nos desampare, mas que sempre vele por todos nós.
Maria, mãe de Deus, ouve nosso apelo. Interceda ao seu Filho por nosso povo, abençoa cada lar de nossa cidade vem trazendo contigo teu amado filho fonte e o ápice de nossa fé. Amém.

                                       
                                            Somos paróquia de Nossa Senhora

                                             Sem. Alisson Paulo Alves Gomes.

                                          Belo Horizonte 29 de novembro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário